segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Girabola, o jogo do título!

Este sábado foi dia de clássico!
O Petro de Luanda, equipa da petrolífera Sonangol, joga com o Primeiro de Agosto, equipa dos militares, num derby de equipas de Luanda que pode decidir o título.
A 3 jornadas do fim do campeonato o Petro é 1º classificado com 46 pontos e o D’Agosto 2º com 40, pelo que a vitória do Petro garante o título de campeão Angolano.
Sente-se que a cidade está toda mobilizada para o jogo. As notícias nos jornais e a reportagens na rádio junto dos adeptos e jogadores fazem lembrar o nosso Benfica-Sporting.
Falei com o António, o motorista, para irmos ver o jogo e apesar dos receios de confrontos ele acabou por me levar. Mais tarde convenci também o Pedro e a Catarina a virem comigo.
Às 15 horas de sábado o António passou por nossa casa para nos vir buscar. No caminho para o estádio ainda lhe perguntei se podia levar vestido a camisola de Angola, mas ele disse que era melhor não porque podia confundir-se com o equipamento do Petro e gerar problemas.
À chegada ao estádio havia o aparato normal da polícia e uma multidão de adeptos na rua. Dirigimo-nos às bilheteiras e depois de termos comprado os bilhetes por 1.000 kwanzas cada (10€) lá fomos para o jogo.
O Estádio dos Coqueiros, casa do Primeiro de Agosto, é um estádio simpático embora modesto quando comparado com os nossos estádios do Euro.
As bancadas estavam pintadas de amarelo (cor do Petro) e vermelho (cor do D’Agosto) e o ambiente é de festa.
O futebol dentro do campo acaba por não chamar muito a atenção e acabo por me concentrar mais no ambiente das bancadas. Mais uma vez aqui se nota a alegria deste povo que está constantemente a cantar ou a dançar.

Durante a primeira parte a grande explosão de alegria aconteceu quando a equipa da casa, o D’Agosto, marcou o golo. Explosão é mesma a palavra adequada! Milhares de pessoas saltam, dançam, correm, gritam, é a alegria total. No meio da festa o António, adepto do D’Agosto, ainda me dá um abraço!

A segunda parte começa com o Petro a pressionar para recuperar acabando mesmo por marcar e empatar o jogo. Foi novamente a festa! Mas desta vez as cores foram outras. O jogo acabou por chegar ao fim empatado 1-1, o que significa que o Petro ainda não garantiu o título de campeão. Mas com apenas 2 jogos para disputar e uma vantagem de 6 pontos fica difícil não ganhar…acho que só mesmo o António e os restantes adeptos do D’Agosto têm fé nesse milagre.

2 comentários:

Catarina Varella disse...

..Percebo pouco de bola, mas so pela alegria acho que ja valia a pena ter assitido ao espectaculo.
Que bom que tudo corre bem por aí!!..

Fica um beijinho, Catarina

chef antoine disse...

Foste festejar o titulo com o Petro?

:)

Um abraço,

Antoine