quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Viagem a Benguela/Lobito

A última segunda-feira, 3 de Novembro, foi feriado em Angola, o que nos deu direito a aproveitar um fim-de-semana prolongado.
De facto, o feriado que estamos a celebrar é o dia de Todos os Santos, a 1 de Novembro, mas aqui em Angola institui-se que os feriados santos que caiem ao fim de semana são puxados para a segunda-feira.
Nós agradecemos a regra instituída e aproveitamos para nos aventurar numa ida até Lobito e Benguela, duas cidades costeiras que ficam cerca de 500 quilómetros a sul de Luanda.
A viagem para lá chegar não é fácil.
Depois de passar a habitual confusão da saída de Luanda entramos na estrada rumo ao sul que nos leva até ao nosso destino, passando pelas localidades de Cabo Ledo, Porto Amboim e Sumbe.
A estrada tem uma faixa para cada lado e não é muito movimentada, no entanto estamos constantemente a deparar-nos com camiões que nos obrigam a ultrapassagens perigosas. São frequentes os vestígios de acidentes durante o percurso mas com algum jeito lá fomos seguindo o nosso caminho sem grandes sobressaltos.
Outro problema de viajar em Angola é o abastecimento, o que explica que muitos carros andem sempre com bidons de gasolina extra.
Apesar da gasolina ser barata, cerca de 0,55€/litro, as bombas aqui estão sempre sobrelotadas. Mesmo às 6 da manhã em Luanda é possível encontrar filas de carros nas poucas bombas de gasolina da cidade para abastecer.
Saímos de Luanda às 7 da manhã com o depósito cheio e só voltamos a parar a meio da viagem, em Porto Amboim, para reabastecer, no entanto acabamos por encontrar uma bomba sem combustível, algo que parece ser comum em Angola.
Indicaram-nos que existia uma outra bomba na cidade, no entanto o cenário que aí encontrámos foi também desanimador.
Apesar de haver combustível, havia uma única bomba de abastecimento para uma fila de carros a perder de vista, à qual se acumulam outras duas filas desorganizadas, uma de motas e outra de pessoas com bidons amontoadas junto ao funcionário que já não tem mãos a medir para tantas solicitações.
O resultado deste caos foram duas horas de espera para voltar a encher o depósito.
Durante a espera fomos revezando-nos junto aos carros enquanto outros aproveitaram para conhecer um pouco melhor a localidade. Porto Amboim é uma vila costeira, com uma extensa praia a toda a costa e aparentemente pacata.
Finalmente estamos de novo na estrada em direcção ao nosso destino final. Pelo caminho somos surpreendidos com mais algumas paisagens de cortar a respiração que este país tem para conhecer e vai crescendo a vontade de transformar os três dias de fim-de-semana num mês de férias para poder explorar todas as belezas do país. Às 4 da tarde chegamos ao Lobito, arrasados por uma viagem de 9 horas.
Lobito é uma cidade que se desenvolveu em volta do seu porto marítimo, o maior de Angola. A cidade é bem mais organizada que Luanda, sem a confusão do trânsito e das pessoas, apesar de continuarmos a sentir que estamos no 3º mundo com um extenso musseque a cobrir toda a colina que rodeia a cidade.
Tal como Luanda, aqui também existe uma vasta área de praia, a zona da Restinga, com alguns restaurantes e mansões a dar ares de um país civilizado.
No dia seguinte fomos até Benguela conhecer a cidade a aproveitar para passar umas horas de descanso na praia.
Benguela fica um pouco mais a sul do Lobito, separadas apenas por uma viagem de 20 minutos. É a segunda maior cidade de Angola mas, tal como o Lobito, é bem mais organizada que Luanda. As ruas em Benguela são largas, com um traçado muito rectilíneo de paralelas e perpendiculares, quase a dar a sensação que foram pensadas a regra e esquadro. É frequente depararmo-nos com espaços verdes e algumas grandes mansões que resistiram do tempo colonial.
O fim-de-semana foi passando entre praia, passeios e jantares e segunda-feira de manhã estava marcado o nosso regresso a Luanda.
Na viagem de volta ainda houve tempo para fazer um desvio para visitar a zona da Cachoeira, onde existe uma cascata onde pudemos dar o mergulho e sentir a força das águas a bater no corpo antes de iniciar mais uma semana de trabalho.

3 comentários:

chef antoine disse...

Granda Jony!

Pareces o Tarzan na última foto!

Mike

catarina c disse...

Olá
Estou de malas feitas a caminho de Angola mais precisamente Luanda para um estadia espectável de 7 meses. Todos falam de como vai ser terrível com falta de água, assaltos, falta de luz, trânsito, mas eu cá vou na mesma porque tenho a certeza que aquele país também tem coisas agradáveis a descobrir. Quando li este bloog fiquei contente com o que encontrei e já o adicionei aos favoritos.
Continua a escrever que eu vou registando.
Catarina

bebucha disse...

Olá!
Encontrei o teu blog enquantro procurava uma foto de caboledo. Acho que já nos conhecemos aqui em Luanda mas não me consigo recordar onde. De qualquer das formas aproveito para deixar uma mensagem de agrado. Enquanto vamos passando em revista alguns blogs de tugas em angola deparamo-nos frequentemente com as críticas, as queixas, as resmunguices etc... Este teu relato de uma aventura pouco comum reflecte o reverso da medalha. Atrevo-me até a dizer um pouco romântica. Eu própra também eu sou uma tugolé e estou cada vez mais apaixonada por esta terra de terra vermelha... Se quiseres trocar impressões, aventuras etc o meu email é bebucha.rute@gmail.com. PS: já agora gostava de descobrir de que andanças te conheço! :)