segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Regresso a Luanda

Passaram-se dois meses desde a última estadia em Luanda.
Foram 3 semanas de férias e uma longa espera pelo visto que teimava em não sair. Ora por problemas no BI, ora por perda dos papeis do visto por parte da embaixada a viagem de regresso marcada para 8 de Setembro acabou por só acontecer a 13 de Outubro.
Desta vez voltar a Luanda já não foi um choque. Senti que tudo me era familiar. O aeroporto rudimentar, a cidade desorganizada, a reboliço das pessoas continuam cá. Mas isso eu já conhecia e não me surpreenderam.
Aqui o tempo já está mais quente que em Lisboa. Lembro-me de passar pelo termómetro do edifício da Sonangol no dia da chegada e ver 30º. Nota-se que a temperatura subiu face a Agosto, é acima de tudo um calor abafado e não tarda nada para que comece a aparecer a chuva tropical e com ela virá também um calor que deve andar muito perto de ser insuportável.
Deixei Lisboa debaixo de um ambiente pesado causado pela crise económica que tem vindo a abalar todo o mundo…excepto Angola. Aqui não se sente crise e o ambiente continua a ser de prosperidade e crescimento.
As eleições de 5 de Setembro que consagraram o MPLA como partido de governo com uma maioria de mais de 80% não causaram quaisquer revoltas. Antes pelo contrário, a cidade parece viver tranquila e unida, com vontade de deitar mãos à obra em direcção ao progresso.
A minha chegada foi algo atribulada pela inexistência de cama para ficar nessa noite, mas com algum jeito lá acabei por ficar a partilhar quarto com o Nuno Gonçalves numa casa do bairro de Miramar, conhecido por ser o bairro mais chique da cidade (a par com o bairro de Alvalade) onde se situam algumas das maiores mansões da cidade, entre as quais a embaixada dos EUA e do próprio presidente de Angola que está neste momento a concluir a construção.
Finalmente ao segundo dia fui levado para a casa de Palm Beach onde devo ficar pelo menos até ao final do mês de Outubro.
Esta casa fica na zona chamada ilha, onde ficam as praias e alguns dos melhores restaurantes/bares da cidade. A zona à volta da casa é um verdadeiro bairro de lata, mas cá dentro vivemos com todos os confortos, incluindo uma piscina para um mergulho de fim de dia.
Desta vez o meu motorista vai ser o António. Soube que o Bruno já não trabalha para nós e não voltei a ter noticias dele…

Sem comentários: